terça-feira, 29 de abril de 2008




Março/Abril 2008

Projeto “Caça-Mosquito”
A Escola Municipal Edílson Duarte contra a dengue!

Disciplinas: Ciências/ Informática Educativa


1ª etapa:

Discussão sobre o tema;
Elaboração das armadilhas
Fotografia de cada etapa do processo de montagem

Você vai precisar:
-Uma garrafa pet-Um pedaço de micro tule-Lixa-Fita isolante-Alpiste-Arroz ou ração para gato-Tesoura
Como fazer:Corte a garrafa na altura em que ela começa a afunilar e lixe a parte interna do funil da garrafa. Coloque um pedaço de micro tule na boca da garrafa e fixe bem. Triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou a ração para o gato e coloque no fundo da garrafa. Depois, prenda as duas partes da garrafa, o funil e a base, com a fita isolante. Verifique se a garrafa ficou bem vedada.
Funcionamento:O alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa. Para garantir se a larva é do mosquito da dengue, basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue.


2ª etapa:

Visitas às residências (cada aluno visitará 3 casas, aplicará o formulário, verificará e eliminará possíveis focos do mosquito Aedes aegypti).

3ª etapa:

Divisão dos grupos
Pesquisa na Internet (mosquito Aedes aegypti, contaminação do vetor e do homem, sintomas,tratamento, prevenção)
Digitação dos resultados
Publicação na Internet (Blog: textos, explicação p/ fabricação da armadilha e fotos)





Aula de História


Sílvia, professora de história do 6º ano buscando melhorar a interpretação, a escrita e leitura de seus alunos, deu-lhes oportunidade de criarem seus próprios textos sobre assuntos atuais e de sua preferência digitando-os no word possibilitando o acesso a informática e internet através do uso de imagens.





segunda-feira, 28 de abril de 2008

Aula de matemática

O Professor de Matemática Edson Mello está trabalhando tabuada, operações com os números inteiros, revisão de equações, objetivando a resolução de proporções contexto da série atual com o software Labirinto, causando um maior interesse e concentração de seus alunos das turmas 801, 802 e 803.


















quinta-feira, 17 de abril de 2008

Concurso da Sala de Leitura

Quem lê mais!





A Coordenadora da sala de leitura Maria de Fátima Oliveira desenvolveu um concurso de leitura, que incentivou os alunos a se dedicarem mais à leitura.
Parabéns àqueles que leram 1 livro ou poucos linhas e fica aí ainda o desafio de viajar pelos livros. E aos campeões parabéns, continuem assim, pois sabe muito quem lê muito.

Exposição na Sala de Leitura

Arte Indígena






Trabalho de Educação Arística com as professoras Camila e Maria José nas turmas do 6º ano - 1ºturno.







quarta-feira, 9 de abril de 2008

Recreio







Eta hora boa !!!





Uma escola ecologicamente correta











A sala de Artes de nossa escola reaproveita vários tipos de materiais e com eles reproduz outros produtos. Como por exemplo resto de lycra estão sendo transformados em belos colares e prendedores de cabelo, sob a coordenação da professora Maria Regina.




sexta-feira, 4 de abril de 2008

Todos contra a Dengue


Alunos do 8º ano estão pesquisando e produzindo trabalhos interessantes sobre a dengue, como : Blogs, desenhos, charges, slides, histórias e jornais, sob a orientação da Professora Beatriz Masseli de Ciências.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Edilson Duarte contra a DENGUE





Os alunos do Professor de Ciências Marcelo junto com a Multiplicadora Tecnológica Cristiane Nicotra estão desenvolvendo um projeto "Caça-Mosquito" onde seus alunos aprendem a construir uma armadilha para literalmente detonar esse mosquito que vem causando tantas mortes no nosso estado.

Aula de História

Absolutismo e Revolução Inglesa


Os alunos das turmas 804 e 805 estudaram com a Profª Maria Marta de História o Absolutismo e revolução Inglesa.
E estão digitando no word o que aprenderam sem precisar consultar livros ou internet.


O absolutismo.
O absolutismo pode ser definido como o poder ilimitado dos reis. Esse tipo de governo fez parte de um período de transição entre o feudalismo e capitalismo industrial.
O absolutismo começou na Inglaterra no século XIII.
Willian - Fernanda - Ezaquiel
Turma 804

terça-feira, 1 de abril de 2008

Da folha para o computador

Minha vida louca

Minha vida é muito boa, eu estudo de tarde, trabalho de manhã e quando volto da escola vou para o trabalho passo na casa no meu amigo para nós zoarmos e depois vou para casa dormir.
Curto muito os animais, vou ser um bom veterinário, porque o meu pai é.
Eu pretendo seguir essa profissão também. Ele também e um encarregado de uma fazenda.
Eu morei na fazenda um bom tempo.
E hoje eu moro na casa da minha tia.
Por isso que a minha vida è muito louca.
William



A minha vida é muito radical.
Eu estudo a tarde e a noite eu ensaio com a banda Xote Bom e quando acaba o ensaio e eu vou para o condomínio tomar conta do meus irmãos, para a minha mãe trabalhar, a minha vida é radical por que eu já viajei pra vários lugares, já fui pra Bahia, Itaperuna, Rio de Janeiro, Macaé, Niterói e Guarapari.
E também eu vou fazer um show na pecuária com a Banda Xote Bom,eu também danço axé e rip rop muitas vezes eu faço show dançando e aprendendo a ensinar quem não sabe a dançar por isso a minha vida é tão radical.
Edenilson radical

Comentando....


Achei a aula legal.
Larissa - 708


Considerei essa experiência maravilhosa e fundamentais.Além da inclusão digital, percebi que os alunos se empolgaram em escrever mais diante a tela do computador.Esse é um importante elo entre a sociedade letrada e a sociedade informatizada.
Profª Renata Rabelo