terça-feira, 29 de junho de 2010

Roda de Leitura - Aula do Professor Júlio




RODA DE LEITURA ( Análise Literária )

No dia 29/06/2010, os alunos da turma 701, orientados pelo professor Júlio e coordenados pela professora dinamizadora, Soraia, participaram da Roda Literária, na Sala de leitura.
Os alunos se comportaram muito bem, participando e apresentando suas análises literárias, a partir dos autores, temas e opiniões críticas.
Durante as apresentações, os professores se alternavam mediando e conduzindo a discussão, para que todos pudessem usufruir e se beneficiarem do que ouviam.
Dentre os livros lidos e apresentados, destacamos:
Dom Quixote de La Mancha- autor: Miguel de Cervantes, O Pequeno Príncipe- autor; Antoine De Saint- Exupéry, As Crônicas de Nárnia- autor: Lewis C. S.; A Turma da Rua Quinze- autor: Marçal Aquino; Pluft, o Fantasminha- autora: Maria Clara Machado; O Mistério das Cinco Estrelas- autor: Marcos Rey; A Casa de Hans Kunst- autora: Luana Linsingen; A Serpente Emplumada- autor: Jean Angelles.
Parabéns, alunos da turma 701, pelo empenho e sucesso no trabalho desenvolvido!

RESULTADO DO 1º CONCURSO DE POESIA: “Brasil, rumo ao hexa!”



Votação encerrada em 22/06/2010. Após contagem dos votos, os alunos tiveram conhecimento do resultado através do mural da Sala de Leitura.
Os alunos participantes foram convidados a participar da culminância do concurso de poesia.
Os vencedores receberam medalhas e caixas de bombons, como prêmios.
- 1º lugar: Gabrielle e Vitória – Tuma: 600
- 2º lugar: Daiana – Turma: 600
- 3º lugar: Thalyta – Turma: 600
Os alunos foram convidados a frequentarem e a participarem de atividades na Sala de Leitura.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tabela Periódica

Hoje,a Professora de física e química - Lídia, trabalhou com seus alunos dop 9º ano sobre Tabela Periódica. Com essa oportunidade os alunos puderam familiarizarem melhor com o assunto visitando o site www.ptable.com
Possibiltou ao aluno Cristiano a participar mais das aulas, conforme foto.

Sábado Letivo

Você veio ao nosso sábado dos Talentos?
Não! Então perdeu.
Foi um sucesso!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Produções Textuais

A Professora Renata Vidal, está trabalhando com seus alunos produções textuais e em especial Memórias Literárias dentro das Olimpíadas Brasileira da Língua Portuguesa.
Os alunos assistiram alguns vídeos no data show, pesquisaram na internet e poderão pesquisar in loco algumas contribuições dentro deste gênero.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

DINAMIZAÇÃO DA SALA DE LEITURA







Acreditamos que a Escola é o espaço adequado para o incentivo, a promoção da leitura e a eficiência de sua prática. Dinamizar uma Sala de Leitura para alunos do 6º ao 9º anos requer muito cuidado, pois já possuem preferências e se deliciam viajando no texto, optando, em sua maioria pelas aventuras. É fundamental que a preferência do leitor seja respeitada.
Os adolescentes estão ávidos para o esclarecimento de suas dúvidas; são inúmeros os questionamentos. Sabemos que não é tão simples sensibilizar e até mesmo incentivar a frequência à Sala de Leitura, mas como um trabalho de “formiguinha “ conseguimos uma participação considerável, quando se realmente acredita no que faz.
Professora Soraia Azevedo
Partindo desse querer, iniciamos a Dinamização da Sala de Leitura da Escola Municipal professor Edilson Duarte com o CONCURSO DE POESIA: “Brasil, rumo ao hexa!”
Os alunos que visitaram a Sala de Leitura foram convidados a participarem do concurso de POESIA. Primeiramente, aprenderam e conheceram o gênero literário poesia, sua formatação e características; discutiram sobre o país da Copa, países participantes e jogadores. Confeccionaram e corrigiram suas poesias, orientados pela professora dinamizadora, Soraia Azevedo.
As poesias estão expostas no painel da Sala de Leitura para que todos os visitantes, leitores e alunos da Escola possam apreciá-las.
A votação estará aberta a todos os membros da Escola no período de 12/06/2010 até 24/06/2010.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sábado Letivo

Vamos rumo ao Hexa!!

Alunos e professores se reuniram neste sábado dia 12 de junho e prepararamo nosso ambiente escolar para o Mundial de Futebol realizado na África do Sul.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Professor na Copa do Mundo de Futebol

O dirigente do 1º turno lançou um desafio aos professores para que participassem de um concurso da melhor caracterização para a Copa do Mundo.
As professoras Nilva (Ed. Física) e Fabíula (Matemática) arrasaram no figurino e ganharam o desafio.



Concurso de Poemas sobre a Copa Mundial de Futebol

A sala de leitura está promovendo um concurso de poemas sobre o Mundial de Futebol que se inicia amanhã no Continente Africano - África do Sul.

Olimpídas de Matemática

A Secretaria da Olimpíada de Matemática organiza, neste ano letivo, a 32ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma competição destinada aos estudantes das escolas públicas e privadas do país, dos Ensinos Fundamental (a partir do 6o. ano) e Médio.
E no dia 8 de junho os nossos alunos realizaram a primeira fase.

Aula passeio no Rio de Janeiro






Visitamos os Museus: Nacional, do Universo (Planetário) e da Marinha.
Foi um sucesso!!!