quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aprendendo sobre os Royalites

Aproveitando as notícias  sobre a possibilidade de se dividir o valor dos royalites  para todos os municípios do Brasil, começamos nossas atividades no Laboratório de Informática Educativa instigando nossos alunos a pesquisarem sobre o assunto.


Royalties Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade. O valor arrecadado fica com o poder público. Segundo a atual legislação brasileira, estados e municípios produtores – além da União – têm direito à maioria absoluta dos royalties do petróleo. A divisão atual é de 40% para a União, 22,5% para estados e 30% para os municípios produtores. Os 7,5% restantes são distribuídos para todos os municípios e estados da federação.(http://www.senado.gov.br/noticias/agencia/infos/inforoyalties_.htm)

Opiniões sobre a luta pelos Royalites
 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IF Fluminense -  manifesta seu apoio à luta pela manutenção dos royalties para o Estado do Rio pela compreensão de que é necessário implementar políticas econômicas e sociais com o objetivo de elevar o grau de desenvolvimento econômico e social da região.
 "Somos pela defesa do uso e controle público e social dos recursos dos royalties, na perspectiva de um Estado livre do analfabetismo, da descoberta de novas éticas, do investimento na Educação emancipadora, na Saúde e bem estar da população, atendidas suas demandas; do desenvolvimento sustentável que assegure melhor qualidade de vida para todos, sem exclusão, sem segregação e sem privilégios".http://portal.iff.edu.br/campus/reitoria/noticias/if-fluminense-manifesta-apoio-a-luta-pelos-royalties




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

2013  2013  2013 2013  2013  2013 2013 
   Chegou mais um ano!
   E com ele muitas novidades!
   Temos um novo prefeito, novos alunos ,professores e funcionários.        
   Novas e boas expectativas de trabalho para fazermos uma educação de boa qualidade  que seja exemplo e reconhecida no município e em todo o Brasil.
   "Mãos a obra".
   Sejam todos bem-vindos!