terça-feira, 25 de junho de 2013

EMPED - Vitória no Xadrez Intercolegial

Alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte participaram no sábado (8/6) da 31ª edição do “Intercolegial O Globo” – um evento esportivo que envolve todas as escolas do Estado do Rio de Janeiro.  Os meninos obtiveram bons resultados durante a competição de xadrez que aconteceu no Sistema Elite de Ensino, em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro.
 
Para comemorar, a secretária de Educação, professora Elenice Martins, recebeu a garotada em seu gabinete para um descontraído café da manhã e aproveitou para pedir umas aulas.
 
– Estamos muito orgulhosos com a participação de vocês. O xadrez é um jogo difícil, que requer muita técnica. Contribui para a imaginação, melhora a memória e aumenta a capacidade de concentração e raciocínio. Sempre quis ser boa jogadora, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe agora não posso aprender com vocês essa arte? – brincou a secretária que ainda agradeceu aos alunos pela importante representação do município durante o campeonato. 
 
Além dos quatro alunos da E. M. Prof. Edilson Duarte, Cabo Frio ainda contou com a participação de mais duas alunas do Instituto de Educação Prof.ª Ismar Gomes de Azevedo. Juntos, a seleção cabo-friense conquistou um total de 10 pontos, o que garantiu a colocação da equipe no ranking de Xadrez Estudantil do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a professora de Educação Física das duas escolas de Cabo Frio, Palmira Gamallo, responsável pela inscrição dos estudantes, a integração entre os alunos das escolas do Estado e do Município foi um ponto fundamental para o sucesso.
 
– Os alunos do município chegaram a treinar com os competidores do Instituto de Educação. Assim, aumentamos nossa força e, juntos, ganhamos ainda mais visibilidade. Estamos destacando o nome de nossa cidade e ocupando espaços valiosos – explica a professora.
 
Pablo Souza Moreno, de 12 anos, foi um dos competidores e está orgulhoso. Ele conta que começou a praticar o esporte durante um projeto da escola: o “Mais Educação”.
 
- No ano passado comecei a participar do projeto sem nenhuma pretensão de ser um grande jogador. Depois fui gostando muito e agora sinto que sou privilegiado em participar - conta o menino que destaca a importância dos colegas da escola para a vitória que obteve. “Meus amigos jogavam contra mim e me ajudavam a treinar. Alguns deles seriam ótimos competidores também”.
 
Já Rafael Barbosa, de apenas 11 anos, começou no xadrez como uma simples brincadeira de computador. O interesse foi crescendo e só então resolveu treinar com o grupo da escola no mesmo programa de Pablo. Hoje ele é destaque no município.
 
- Sou o primeiro das escolas de Cabo Frio e não pretendo mais parar - afirma o menino.
 
Rafael dá dicas importantes para quem sonha em ser um bom jogador de xadrez:
 
– Dedicação é o principal ingrediente. Eu jogo, pelo menos, duas partidas de xadrez diariamente. O xadrez é um jogo que exige muita atenção e treino – completa.
 
O Intercolegial tem a finalidade de estimular a prática esportiva entre os jovens, promover a integração entre os colégios, auxiliar no intercâmbio de métodos aplicados à educação física e descobrir novos talentos para o esporte. O xadrez foi uma modalidade que bateu recorde de inscrições em 2013, com 289 alunos de 29 escolas.


http://www.cabofrio.rj.gov.br/detalhenoticia.aspx?id=09e5daa3-eab2-483f-a2a0-d6579c4cd709


Parabéns aos alunos e professores envolvidos!
Vocês  são demais!!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Programa Mais Educação

Dança
Através dessa oficina, os alunos não só aprendem a dançar, mas entram em contato com diversos estilos e repertórios musicais, valorizando a dança como expressão corporal e cultural.


Matemática
Essa oficina auxilia no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, através do aprendizado de jogos como o xadrez e outras atividades matemáticas.

Letramento
Estimulando a produção textual e reflexão sobre a Língua Portuguesa, nessa oficina os alunos aprendem a gostar de escrever, ler refletir sobre a escrita.


Banda
Os alunos são estimulados a desenvolver a musicalidade, ensinando não só a tocar instrumentos da Banda Fanfarra, mas também a aprimorar a concepção musical dos alunos.

Judô
O Judô trabalha o esporte como ferramenta social, desenvolvendo nos alunos a disciplina, o espírito de grupo e a competitividade amistosa.

Obs: aguardem as fotos

Atividades do Programa Mais Educação

O Programa Segundo Tempo, conhecido como a oficina ' dos esportes", oferece diversas atividades físicas, como; vôlei, futsal, queimado, jogos cooperativos e muito treinamento físico.