quinta-feira, 25 de junho de 2015

PASSEIO PELA HISTÓRIA DE CABO FRIO - 2° TURNO

Os alunos do 6° ano do 2° turno curtiram uma super aula passeio por alguns dos pontos históricos de Cabo Frio. 

A aula, coordenada pelo prof. Bruno Ramos, de Língua Portuguesa faz parte do projeto da escola sobre os 400 anos de Cabo Frio.

Os alunos foram acompanhados também pelas professoras Júlia Tinoco, de matemática, Tatianne Candu, dirigente do 2° turno e Cecília Chagas, multiplicadora tecnológica.  


Os alunos inciaram o passeio pela Fonte do Itajuru, um dos mais antigos pontos de abastecimento de água da antiga Cabo Frio, com uma construção do século XIX, a mando de D.Pedro II para proteção da fonte. 


Em seguida, o grupo visitou o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) no Convento Nossa Senhora dos Anjos, construção do século XVIII, da Ordem Franciscana. 



 Ali, tiveram o privilégio de terem uma visita guiada conhecendo um pouco da história religiosa e arquitetônica do Brasil Colonial.

Por fim, uma surpresa para todos, os alunos puderam conhecer um pouco do trabalho arqueológico realizado em Cabo Frio através da exposição do esqueleto de uma jovem índia, com cerca de cerca de dois mil anos, descoberta em escavação realizada por arqueólogos em setembro de 2011.

O Sítio Arqueológico Aldeia do Portinho em Cabo Frio (RJ), onde hoje se encontra o shopping Park Lagos é testemunho inédito do encontro de duas sociedades migradas da Amazônia pré-histórica superpovoada: Sambaquieiros e Una. Com o achado foi possível constatar o que cada sociedade aprendeu com a outra: dos Sambaquieiros, a sociedade Una adotou a técnica da pesca em águas salgadas. Com a Sociedade Una, os Sambaquieiros aprenderam a agricultura. As escavações que revelaram Boop, codinome dado pelos arqueólogos que a encontraram, reforçam a importância da preservação da história remota da região. A exposição fica em cartaz até maio de 2012.
fonte: 
https://www.museus.gov.br/tag/cabo-frio/page/2/

Para finalizar a tarde uma caminhada passando pelo Praça Porto Rocha, berço da urbanização cabofriense empreendida a partir da fundação da cidade em 1615, até o Forte São Matheus, outro marco do processo de fundação da cidade, datado de 1620 e construído para defesa dessa parte estratégica do território ibérico nas Américas.
  

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Programa Mais Educação do EMPED em atividade no 2° turno!

 
 As professoras Fernanda Oliveira e Elisângela Moraes e os alunos fazendo poses para a foto maluca. Atividade lúdica para os alunos que estudaram pela manhã e que permanecem na escola pela tarde para aprenderem ainda mais, e também para se divertirem, claro!

"O Programa Mais Educação, do Ministério da Educação visa induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e optam por desenvolver atividades pedagógicas em um dos campos; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica". fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16690&Itemid=1113

domingo, 21 de junho de 2015

CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO NA FEIRA DE CIÊNCIAS DO TERCEIRO TURNO


Os alunos do terceiro turno do EMPED tiveram um dia de aula especial com as apresentações de seus trabalhos na Feira de Ciências.

Parabéns aos professores e alunos do terceiro turno pelo envolvimento em mais um projeto em prol da produção do conhecimento e da integração da comunidade EMPED!



EMPED É DESTAQUE NA MÍDIA CABOFRIENSE

Alunos e professores da E.M. Prof. Edilson Duarte ganham espaço na mídia cabofriense pelos seus talentos!


À esquerda, nosso aluno-atleta Vinicius Vinícius Rangel sendo entrevistado e contando um pouco da sua história no ciclismo ao radialista Amaury Valério, ao lado da diretora-adjunta Palmira Rodrigues e da professora Eliane Ribeiro. 
Esse ano Vinicius conquistou o título de Campeão Brasileiro de Ciclismo Contra-Relógio,na categoria infanto-juvenil.

Abaixo, também no Programa Amaury Valério, a Multiplicadora Tecnológica Mírian Coroa e alunos do primeiro turno do EMPED contam suas premiadas experiências com a produção de curtas-metragens no Laboratório de Tecnologia Educacional da escola no Dia do Cinema Brasileiro.


Talentos da nossa cidade e de nossa escola, construídos com muito esforço, dedicação e amor! 

CAMPEONATO DE SURF QUATROCENTÃO É UM SUCESSO!

A Escola Municipal Professor Edilson Duarte, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, realizou no sábado, dia 13 de junho, o I Campeonato de Surf Estudantil “SURF Quatrocentão”


O Campeonato é uma das atividades de comemoração aos 400 anos da cidade, e contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Escolinha de Surf do Prof. Ricardo Dragaud, Curso Executiva e Rádio Vagalume, dos alunos do EMPED.



O evento aconteceu na Praia do Forte, na altura da rua Treze de Novembro, das 08h às 14 horas, com participação de alunos das Escolas Municipais Professor Edilson Duarte e Alfredo Castro e também do IGPI e Instituto Santa Rosa.

Por ser um sábado letivo para a Escola Edilson Duarte, além dos alunos-surfistas, mais de 300 estudantes compareceram para participar da torcida e, também, professores e funcionários, acompanhados por familiares,o que tornou o evento ainda mais bonito e animado e promoveu a integração escola e família, tão desejada por todos os educadores. 
Ao final do evento os participantes receberam kit com boné e lanche. Medalhas foram entregues ao 1.º, 2.º e 3.º lugares e troféus ao 1.º, 2.º e 3.º lugares-geral, nas duas categorias.

Resultado:

Sub 13 – Final individual:
2.º lugar – João Pedro – Escola M. Professor Edilson Duarte
1.º Lugar – Wesley Daniel – escola M. Alfredo Castro
Sub 13 – Classificação Geral:
Vice Campeã – E.M. Professor Edilson Duarte
Campeã – E.M. Alfredo Castro


Sub 17 – Final Individual:
5.º lugar – Guilherme Bazante – E.M. Professor Edilson Duarte
4.º lugar – Igor Rossi – IGPI
3.º lugar – Tácio Bento – IGPI
2.º lugar – Bruno Santos IGPI
1.º lugar – Yan Portella – Instituto Santa Rosa
Sub 17 - Classificação Geral:
4.º lugar – Instituto Santa Rosa
3.º lugar – IGPI
1.º lugar-geral – E.M. Professor Edilson Duarte e E.M. Alfredo Castro

Texto da prof. Eliane Ribeiro






VIOLÊNCIA E PROBLEMAS SOCIAIS NA ESCOLA EM DEBATE NO AUDITÓRIO DO EMPED


A Escola Municipal Professor Edilson Duarte sediou reunião com a Secretária Municipal de Educação, professora Juciara Dimas, Cel. Ruy França, Comandante da Polícia Militar, Renato Vianna, Secretário Municipal de Ordem Pública e diretores das escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio. O assunto, de extrema importância para a sociedade foi a Violência e as questões sociais que se refletem nas escolas.


CAMPANHA NACIONAL CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Alunos do EMPED assistem à palestra da Secretaria da Criança e do Adolescente sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.



A palestra é parte das ações da prefeitura de Cabo Frio da Campanha Nacional de Atenção Permanente de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes lançada no dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


A Campanha tem como slogan "Você tem apenas 15 Segundos para transformar essa realidade", que se refere ao alarmante número divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), destacando que a cada 15 Segundos, uma criança é vítima de violência sexual no mundo. 

Segundo dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos Nacional), a cada 8 minutos uma criança sofre abuso sexual no Brasil. Em cerca de 80% dos casos, os abusadores são pessoas próximas, familiares ou amigos, que frequentam o ambiente com liberdade e conhecem a rotina da família.

Fonte: http://www.cabofrio.rj.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/SECCA+lanca+campanha+de+combate+ao+abuso+sexual+de+jovens/ee573958-8774-48e3-bf59-8b0bc89aa29a

quinta-feira, 11 de junho de 2015

ANIVERSÁRIOS SOLIDÁRIOS!

VAMOS TODOS PARTICIPAR DESSE ATO DE AMOR EM COMEMORAÇÃO À VIDA!


Junho é mês de celebração da vida para as professoras Leila Márcia e Palmira Domingues, diretoras da Escola Municipal Professor Edilson Duarte e elas querem comemorar o aniversário de uma maneira diferente.
Nesta manhã de segunda-feira, na abertura do primeiro turno, Leila convidou a comunidade escolar para a festa da solidariedade que acontecerá na sexta-feira, dia 12.
- Faço aniversário no dia 11 e Palmira no dia 12. Queremos comemorar com vocês e em alto estilo. A nossa festa acontecerá durante os 3 turnos e queremos receber de presente doação de agasalhos, cobertores e/ou alimentos não perecíveis que serão encaminhados para o Grupo “Anjos da Madrugada”.
Este convite foi realizado nos 3 turnos em que a unidade escolar funciona e na sexta-feira todos os agasalhos e alimentos arrecadados serão doados ao Grupo que é formado por membros da Igreja Metodista do bairro Praia do Siqueira.
Texto da prof. Eliane Ribeiro

FERIADO LETIVO DE CORPUS CHRISTI

Todo ano as escolas de Cabo Frio participam da confecção dos tapetes de sal para a festividade católica de Corpus Christi, uma tradição religiosa que já virou parte do calendário cultural e escolar da cidade. 

O evento fortalece os laços de parceria e trabalho entre alunos, professores e equipe escolar e independente da fé de cada um,  todos se unem em prol da beleza do trabalho artístico e da força da mensagem de fé e de paz transmitida por todos os cabofrienses envolvidos nessa festa.



O esforço de acordar cedo no feriado e sujar as mãos de tinta e sal valeu muito a pena. O tapete ficou lindo! 

Parabéns equipe EMPED !!!

EXPERIMENTOS E EXPERIÊNCIAS PARA A VIDA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

As aulas no laboratório de ciências da Escola Edilson Duarte sob a coordenação da professora Bia Maselli estão levando os nossos alunos a experimentarem a ciência na prática.

Além de tornarem o aprendizado mais interessante, os experimentos no laboratório se tornam ricas experiências de vida ao levarem os alunos a compreender com se produz novos conhecimentos sob a ótica científica!

 Professoras Lilian, de Língua Portuguesa e Bia, do laboratório de ciências, com os alunos da 6ª fase da EJA diurna, aprendendo sobre os perigos das drogas.
 Os alunos da 8ª fase da EJA diurna aprenderam como identifica o amido dos alimentos.

Turma 903, 2° turno, aprendendo sobre eletrólise.