História


em construção ...

Em 1977 na administração do então prefeito José Bonifácio, era implantado o ensino de 5ª a 8ª série na rede municipal de educação de Cabo Frio. A nova escola, ainda em instalações improvisadas, recebeu o nome do ex-prefeito Prof. Edilson Duarte. Com apenas 3 turmas, ela foi dirigida pela professora Daracy Dinucci Francisconi. 

Crescendo a todo vapor, em 30 de abril de 1978 o novo prédio da escola foi inaugurado, agora com 6 salas e outros espaços muito bem equipadas, com a presença de autoridades, alunos e pais de alunos. 

Em 1979, a escola aumentava suas dependências com a construção do segundo prédio, com espaços para oficina, auditório, sala de repouso, sala de coordenação, sala da direção, nova sala dos professores, nova secretaria, mais seis salas e quatro banheiros. Uma grande festa marcou esse dia, abrilhantada pela sua banda marcial. A Escola Edilson Duarte chegou a ser considerada modelo pelo o Secretário Estadual da época Arnado Niskier, que compareceu à solenidade de inauguração das novas instalações.

Muitos diretores passaram por aqui: Prof. Wilson Cleber, Professora Tereza, Professora Hely, Professora Angela, Prof. Luís Cláudio e Prof. Lúcio, Professora Laura Barreto, Professora Magna Mendes Garcia, Professor Lúcio Sanchez.

Hoje, sob a direção das professoras Leila Márcia e Palmira Domingues,  a escola funciona em 3 turnos. O primeiro turno conta com 13 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Regular. No segundo turno, existem 6 turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Regular e 4 turmas da 6ª à 9ª fase da EJA.  O turno da noite tem ____ turmas de ______ .

Em suas instalações atuais podemos destacar a biblioteca, a sala de vídeo, o Laboratório de Ciências e o Laboratório de Informática Educativa.

Muitas gerações passaram por aqui, sonharam, fizeram planos, passaram por momentos difíceis, mas hoje são importantes profissionais em nossa sociedade e com certeza a Escola Professor Edilson Duarte muito colaborou e colabora para a construção da sociedade cabo-friense e brasileira.

Desenho da escola feito por aluno por ocasião dos 20 anos da escola em 1998.

Quem foi Edilson Duarte?

Nascido em 11 de agosto de 1916, em Niterói, Edilson Lopes Moreira Leite formou-se no Magistério em 1935 e em Direito em 1940. Casou-se com a cabo-friense Arlete Marques da Cruz em 1943, tornando-se um respeitado cidadão de Cabo Frio, ao exercer com destaque as funções de advogado, professor e político. Chegou ao cargo de prefeito do município em 1959. 

Edilson Duarte também se destacou como cronista do jornal AQUI e presidente do Esporte Clube Tamoio e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. 

Faleceu em 16 de outubro de 1988, aos 72 anos.

Texto: Professoras Mírian Coroa e Cecília Chagas (LTE).

Nenhum comentário: