Sala de leitura

Biblioteca Professor Cordelino Teixeira Paulo



Acervo

A Escola Municipal Professor Edilson Duarte conta com Biblioteca e Sala de Leitura funcionando nos três turnos e oferece um rico acervo dividido em material para pesquisas, clássicos da literatura brasileira e mundial, literatura juvenil, revistas, gibiteca e material para recorte e colagem, que auxiliam os alunos na produção de cartazes e ilustração de diversos trabalhos.



Aulas

Semanalmente os professores de Língua Portuguesa desenvolvem aulas no espaço da Biblioteca, incentivando em seus alunos o gosto pela leitura. São atividades dinâmicas de interação, que desdobram-se em dramatizações, rodas de leitura e debates, dentre outras. Professores de outras disciplinas também utilizam o espaço para desenvolvimento de suas aulas e enriquecimento do conteúdo programático.




Espaço Vivo

Além de pesquisas e leituras os estudantes buscam a Biblioteca/Sala de Leitura para conversarem, principalmente no intervalo para o recreio, além de aproveitarem para desenhar, lerem gibis e utilizarem jogos da memória ou outros jogos de tabuleiro.



Empréstimos

O número de empréstimo semanal é significativo e cada leitor (aluno ou professor e funcionário) conta com 10 dias para leitura do livro escolhido, que podem ser renovados após findar o primeiro prazo.




O Patrono

A Biblioteca da Escola Municipal Professor Edilson Duarte tem como patrono o Professor Cordelino Teixeira Paulo, um ilustre cidadão aldeense, nascido em 19 de abril de 1916. Embora cego de nascença, o jovem Cordelino não deixou de estudar e, aos 14 anos, foi para o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, onde aprendeu, em poucos dias, o alfabeto Braile, iniciando-se no curso Ginasial, hoje ensino fundamental, 2º segmento. Seu interesse pelos estudos fez toda a diferença em sua vida, tornando-o um importante professor de Língua Portuguesa, História, Latim e Francês, reconhecido e respeitado por todos em nossa região. Faleceu em 28 de junho de 1979.


 Texto: prof. Eliane Ribeiro

Nenhum comentário: