terça-feira, 29 de abril de 2008




Março/Abril 2008

Projeto “Caça-Mosquito”
A Escola Municipal Edílson Duarte contra a dengue!

Disciplinas: Ciências/ Informática Educativa


1ª etapa:

Discussão sobre o tema;
Elaboração das armadilhas
Fotografia de cada etapa do processo de montagem

Você vai precisar:
-Uma garrafa pet-Um pedaço de micro tule-Lixa-Fita isolante-Alpiste-Arroz ou ração para gato-Tesoura
Como fazer:Corte a garrafa na altura em que ela começa a afunilar e lixe a parte interna do funil da garrafa. Coloque um pedaço de micro tule na boca da garrafa e fixe bem. Triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou a ração para o gato e coloque no fundo da garrafa. Depois, prenda as duas partes da garrafa, o funil e a base, com a fita isolante. Verifique se a garrafa ficou bem vedada.
Funcionamento:O alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa. Para garantir se a larva é do mosquito da dengue, basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue.


2ª etapa:

Visitas às residências (cada aluno visitará 3 casas, aplicará o formulário, verificará e eliminará possíveis focos do mosquito Aedes aegypti).

3ª etapa:

Divisão dos grupos
Pesquisa na Internet (mosquito Aedes aegypti, contaminação do vetor e do homem, sintomas,tratamento, prevenção)
Digitação dos resultados
Publicação na Internet (Blog: textos, explicação p/ fabricação da armadilha e fotos)





Aula de História


Sílvia, professora de história do 6º ano buscando melhorar a interpretação, a escrita e leitura de seus alunos, deu-lhes oportunidade de criarem seus próprios textos sobre assuntos atuais e de sua preferência digitando-os no word possibilitando o acesso a informática e internet através do uso de imagens.





Nenhum comentário: